Como lidar com a indecisão na escolha da faculdade

quinta-feira, junho 29, 2017



 Quando estava cursando o ensino médio as pessoas me pressionavam o tempo todo a respeito da profissão que eu deveria escolher, para qual faculdade deveria ir, e o tempo em que tinha que decidir tudo isso, então resolvi falar um pouco sobre isso aqui no Blog.


 Fazer um ensino superior nunca foi tão importante e ressaltado com nos dia de hoje, para muitos os jovens já devem entrar no ensino médio sabendo que profissão seguir e após a conclusão, ir direto para uma faculdade, mais sabemos que nem sempre as coisas acontecem assim.

 Então vou dar algumas dicas que irão ajudar na hora de escolher um curso:


- Conheça a si mesmo

  Sei que isso parece meio clichê mais é algo muito importante, pois percebo que existem muitos jovens que não se conhecem, não sabem quais são as suas habilidades e as atividades que sentem prazer em realizar.


 Se não parar para pensar nisso, provavelmente não se sentirá feliz e realizado ao escolher uma profissão da qual não se agrada, pois passamos a maior parte de nosso tempo trabalhando e senão for fazendo aquilo que gostamos, todo esse tempo será cansativo e desgastante.



-Não escolha sob influências de outras pessoas

 Sei que parece muito legal escolher fazer um curso porque os seus amigos fazem o mesmo, ou pelo status que irá te proporcionará e até mesmo por ser bem remunerado. 

 Porém se a escolha não for tomada por você e de acordo com o que tem vontade de fazer e viver, terá problemas na hora que exercer sua profissão e terá que passar grande parte do seu tempo realizando atividades que não gosta.


-leve o tempo que for necessario para tomar sua decisão

Muitas pessoas dizem que quanto mais rápido começarmos o ensino superior será melhor, mais não precisa ser assim, tire um tempo para pesquisar e conhecer mais sobre as profissões que tem interesse.


 É muito importante conversar com pessoas que já se formaram e trabalham nas áreas que pretendemos nos formar, para entender como funciona o mercado de trabalho, carga horária, salário, essas coisas pois se quer chegar a algum lugar, converse com quem já chegou lá.



- Faça um teste vocacional

nesses testes você responde a perguntas sobre diversos assuntos e de acordo com sua resposta, ao final dirá quais as profissões que mais se adequam ao seu perfil, para fazer  um teste vocacional online basta clicar >>aqui<< (vale lembrar que esses testes devem ser feitos por um profissional especializado no assunto).


 Então é isso gente, espero ter ajudado bjs.

You Might Also Like

20 comentários

"Os textos aqui postados são de autoria da blogueira, ao compartilhar ou copiar trechos de publicações, deve-se dar os créditos a quem escreveu ou citar o site de onde o conteúdo foi retirado".